Onde nos encontrar

Rua Sete de Abril, 291

Floresta

Porto Alegre

Entre em contato

vilavelobicicletaria@gmail.com

51 3092.0070

51 98128 9843

Receba nossas novidades

Siga a gente!

Vila Velô Bicicletaria ©2018

A HORA DA MANUTENÇÃO

O descarte dos resíduos químicos sempre foi uma grande preocupação em nossa oficina. Antes mesmo de abrirmos as portas, em 2016, conhecemos a tecnologia Bio-Circle e a trouxemos para nossa loja, nos tornando a primeira bicicletaria no Rio Grande do Sul a utilizar uma solução sustentável tão completa e eficiente: além de realizar o processo de biorremediação nas moléculas de óleos e graxas, o Bio-Circle é um líquido renovável.

Lubrificar a bicicleta de tempos em tempos não somente aumenta o tempo de vida útil dos componentes como melhora em muito seu desempenho e funcionamento de forma geral. Antes de realizar este procedimento, no entanto, é necessário realizar uma limpeza profunda - retirar o acúmulo de terra e outras sujeiras - secar bem e, então, utilizar o óleo ou graxa adequado para o componente em questão.

O problema é que, até então, para realizar esta limpeza eram utilizados solventes químicos - como o diesel, por exemplo - extremamente nocivos à saúde do mecânico e também ao meio ambiente, pois o descarte era feito na rede pluvial.

Em 2017, um estudo revelou a presença de diversos metais pesados e a variação de fósforo, carbono e nitrogênio nas águas do Guaíba. Esta outra pesquisa demonstrou o quanto a ingestão destes metais pode ser prejudicial à saúde, causando doenças cardíacas,  alterações endocrinológicas e no sistema reprodutor, anemia, hipotireoidismo, transtornos mentais e doenças renais.

Escolhas ambientalmente responsáveis não implicam apenas no bem-estar do “planeta Terra”, na vida ou extinção de animais marítimos do outro lado do mundo ou ainda no aumento do buraco na camada de ozônio. Tudo que fazemos tem consequência direta nas nossas vidas, saúde e bem-estar de forma geral.